Você acha que meditar não é para você.

Talvez você acredite que meditar não é para você, ou é um movimento muito distante das coisas que você faz hoje, que o autoconhecimento é algo para pessoas que trabalham com isso, ou para quem vai a Índia se encontrar, meditar.  Quero te contar que a meditação e o autoconhecimento estão bem mais pertos e é bem mais simples do que imaginamos.

Atenção plena, também conhecido com o termo inglês Mindfulness, significa que você está totalmente atento no que está realizando, seja lavar louca, cozinhar, correr, tomar banho, se alimentar.

O importante é colocar a presença para esse momento, sem que a mente esteja no futuro, trazendo ansiedade ou no passado, trazendo ressentimentos e angustias.

Você pode praticar a atenção plena em todas as ações do seu dia, não sendo preciso adicionar mais alguma coisa na sua rotina. Qualquer um pode praticar. Basta trazer a sua atenção para aquele momento.

Praticar a presença em tudo que faz te traz vários benefícios como redução da ansiedade e stress e melhora na produtividade. Além de você estar consciente da sua vida e desperto e deixa de viver e fazer as coisas no piloto automático.

Quando você está presente se conecta com a sua essência e com a sua intuição, devido a isso, muitas vezes temos insights, quando estamos fazendo algo que realmente gostamos, como corrida, caminhada, etc. Já aconteceu com você? Se sim, você já pratica Mindfulness e não sabe. 😉

Quando fizer algo que gosta, essa presença se torna mais potente!

O que mais gosta de fazer?

  • Cozinhar: Quando estiver cozinhando esteja presente, não é à toa que nossas avós falavam que o melhor tempero é amor! Porque você está presente colocando toda sua essência naquela comida.
  • Se alimentar: Ao comer sinta aquele alimento, aprecie, sinta seu corpo sendo alimentado e nutrido. Muitas vezes comemos além do necessário, porque nossa mente está divagando pensando em tudo que temos que fazer, e você esquece de sentir seu corpo e as sensações de satisfação.
  • Se exercitar: Ao movimentar seu corpo com qualquer tipo de exercício, sinta os movimentos, sinta cada pedaço do seu corpo que está sendo trabalhado. Trazer a consciência para aquele momento faz com que você faça os exercícios ou dança de forma potencializada.
  • Desenhar, pintar: Essa pratica faz com que você fique inteiramente presente e concentrado nos traços e nas formas. Te conecta com a sua criatividade e intuição.
  • Escrever: além de te manter no presente, você se conecta com a sua criatividade, intuição, pode despertar e liberar emoções e sentimentos que muitas vezes ficam escondidos. Uma forma também de se conhecer é escrevendo. Você pode praticar de várias formas:
  • Morning ou Night pages: Escrita livre, pode liberar as suas emoções e sentimentos. Escrita pela manhã ao acordar, pode trazer insights de sonhos. Ou a noite antes de dormir, descrevendo suas principais emoções do dia.
  • Lembretes escritos: sabe aqueles lembretes imaginários. Ex.: comprar papel higiênico, pagar conta de luz, marcar viagem, comprar passagem. Tire tudo isso da sua mente e coloque no papel, isso dá uma boa aliviada na sua mente.
  • Diários: escrita sobre seu dia, suas angustias, suas experiências. Isso pode trazer uma consciência gigante sobre seus aprendizados.
  • Mapas mentais: uma forma de tirar projetos, ideias da mente é fazendo um mapa mental. Centralize o tema principal em uma folha e coloque subtemas em volta, como se fossem pequenas raízes brotando do tema principal.
  • Diário da Gratidão: uma boa forma de manter a atenção e entrar em contato com você com a sua vida, e focar nas coisas boas.
  • Ler: Quer melhor momento de você estar no momento presente e se conectar com a sua imaginação. Leia sempre. Leia coisas que você gosta, se interessa.
  • Viajar: quando você está visitando algum lugar, você gostaria de estar em qualquer outro lugar senão aquele? Quando viajar, relaxe, curta aquele momento. Deixe para planejar, manter ou criar roteiros a noite na hospedagem.
  • Escutar músicas, mantras e frequências: o som faz com que nos conectemos com a nossa alma, eleva nossa vibração, ficamos mais felizes
  • Entrar em contato com a natureza: De todas as formas, sendo indo à praia, florestas, campo, mas também cultive um jardim, tenha plantas, tome chás, banho de ervas, se alimente de vegetais, e esteja entregue. Somos parte da natureza. Qualquer ação que fizemos com ela será uma conexão.
  • Assistir filmes, series: pode parecer bobo, mas quando você está presente, insights podem acontecer ali. Você também acessa sua imaginação, e viaja através daquelas histórias. Se concentre em assistir coisas que podem te trazer inspirações.

O importante sempre é se concentrar no presente e se conectar com você! Comece, experimente, experencie e pratique.

Sobre a autora:
Juliana Faria é formada em administração e especialista em gestão de projetos, trabalhou no mundo corporativo por anos, e após uma depressão se redescobriu através do autoconhecimento e das terapias alternativas. Se iniciou em várias terapias, como Reiki, Magnified Healing e Access Consciousness®. Além de escritora de coração, está iniciando sua jornada como empreendedora. Depois de deixar o mundo corporativo e realizar seu sonho fazendo uma viagem pela África e Europa com seu filho, decidiu disponibilizar todos os seus talentos e recursos para facilitar a transformação dela, das pessoas e do planeta. Através da Nossos Olhares poderemos transformar mais vidas com a troca de experiências e a potencialização do conhecimento de vários profissionais que estão focados no desenvolvimento humano e social. 
Siga no Instagram: @juhlfaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nossos Olhares

Passei a olhar de forma diferente para a vida, para meu semelhante e para o planeta. Voltei de uma jornada pelo mundo ainda mais inspirada a continuar olhando para minha transformação, e a compartilhar essa vontade para o maior número de pessoas possíveis, através de tudo que eu já tinha aprendido na vida, através da minha experiência.

Esse espaço é para você compartilhar também as suas experiências.

Faz sentido para você?

Juliana Faria - Idealizadora

Sobre

Todos os direitos reservados © Copyright 2020

Desenvolvido por OK Arte Digital