Dietas que pesam.

Por que ainda há essa espera do milagre que vem de fora, quando o milagre é um acontecimento diário?

Já sabemos que a mudança de hábito se constrói, é um caminho a percorrer e não um lugar a se chegar.

A mídia tem um papel importante nessa busca incessante pelo corpo perfeito, onde um biótipo x, faz loucuras para entrar em um manequim Y, e isso vai gerando sérios prejuízos à saúde física, mental e emocional.

São várias opções no cardápio das dietas da moda: dieta da sopa; dieta do tipo sanguíneo; dieta do ovo; dieta dos pontos; dieta Dukan e até dieta da USP, são tantas dietas que surgem todos os dias que poderia passar horas listando-as aqui.

Todas essas promessas para perda rápida de peso trazem uma redução abrupta de calorias e nutrientes, gerando um grande estresse no organismo o que permite a perda de peso rápida e sem exercícios. Mas até quando será sustentado, levando em consideração que o cérebro tentará compensar essa perda rápida de peso aumentando o desejo por comida e o armazenamento de calorias?

O Efeito sanfona se torna parte da vida, pois as “dietas Milagrosas” não são algo capaz de ser sustentado por muito tempo, e como não há um trabalho para a mudança de hábitos, eles voltam juntamente com uma sensação de impotência e muita frustração. E comentários como “nossa o que houve, você estava tão bonita e engordou tudo de novo?” devolve a pessoa à busca pelo próximo milagre e retoma-se o ciclo agregando outros prejuízos à saúde  como:

  • Aumento nas cetonas urinárias, o que pode levar ao aparecimento de gota reumatóide; 
  • Colesterol sanguíneo pode aumentar, levando ao risco de desenvolvimento de cálculo biliar e doenças cardiovasculares;
  • Redução na concentração de hormônios tiroidianos ativos, diminuindo o gasto de energia em repouso;
  • Diminuição do débito cardíaco, frequência cardíaca e pressão arterial; 
  • Diminuição do potássio corporal total;
  • Intolerância ao frio; 
  • Queda de cabelo;
  • Fadiga;
  • Dificuldade de concentração; 
  • Nervosismo; 
  • Constipação ou diarreia; 
  • Pele seca;
  • Unhas fracas;
  • Flacidez; 
  • Tontura.

Dietas são prescrições transitórias, pontuais, intervenções que em casos de doenças precisam ser, vezes com urgência. Mudar hábitos, é uma construção dia pós dia, que precisa ser feita com amor e cuidado, entendendo que o milagre já existe, é você! E para trazer os resultados desejados será importante ter uma alimentação equilibrada, exercício físico, autoconhecimento e vontade percorrer o caminho, que nem sempre será fácil, mas cada progresso será um passo mais próximo do objetivo final: Evoluir.

Respeite seu corpo, não maltrate suas células, acolha seus processos e valorize sua viajem.

Sobre a autora:
Ana Paula Moreira, reside em Ribeirão das Neves-MG. É formada em nutrição, pela faculdade UNEC- Caratinga-MG, e pós graduada em plantas medicinais. Também estuda terapias holísticas. Acredita que a cura se dá nos aspectos dos corpos físico, mental e emocional. Ama o exercício da sua profissão sem cristalizações; é apaixonada por aprender e partilhar. A nutrição foi caminho para o tratamento de uma “asma”, que a acompanhava desde os 5 meses de vida e para o aprendizado de novos hábitos alimentares. Isto lhe fez entender e alterar padrões emocionais, através da compreensão de que nos nutrimos de muitas coisas, além dos alimentos. Afinal, tudo é informação e toda informação é Nutrição.
Siga no Instagram: @anapaulamoreirasz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nossos Olhares

Passei a olhar de forma diferente para a vida, para meu semelhante e para o planeta. Voltei de uma jornada pelo mundo ainda mais inspirada a continuar olhando para minha transformação, e a compartilhar essa vontade para o maior número de pessoas possíveis, através de tudo que eu já tinha aprendido na vida, através da minha experiência.

Esse espaço é para você compartilhar também as suas experiências.

Faz sentido para você?

Juliana Faria - Idealizadora

Sobre

Todos os direitos reservados © Copyright 2020

Desenvolvido por OK Arte Digital